quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Não existe nada de mais valioso no mundo, que aquilo que o dinheiro não pode comprar.


Não existe nada de mais valioso no mundo, que aquilo que o dinheiro não pode comprar.
Exemplo disso é o respeito, no mais vasto sentido da palavra. Ser-se respeitado e saber respeitar. Ou se é e se tem, ou dinheiro nenhum deste mundo será capaz de comprar algum destes dois respeitos.
Outro, é o tempo para estar com quem amo. Dêem-me em troca desse tempo, todas as reservas em ouro do Banco de Portugal (Das quais tanto se tem falado nos últimos dias. Afinal somos um país rico e não sabíamos(ironia)), que eu recuso-as.
A amizade. Vá lá o rico comprar uma verdadeira amizade que o melhor que consegue é um espécie de sucedâneo… nunca uma Amizade. Não troco os Amigos que tenho por luxo nenhum deste planeta.
Tal como a amizade o amor não se vende… dá-se. Não se compra… recebe-se.
Tudo o resto é uma ilusão.
Não posso deixar de mencionar a saúde, como é óbvio. Sem ela é que são elas, e quantas vezes não existe dinheiro que a valha? Quantos milionários sucumbem a uma das muitas doenças existentes, sem que os seus milhões os consigam resgatar?
Posso viver sem qualquer tipo de bens materiais mas não posso viver sem saúde, amor, amizade, e acima de tudo respeito por quem sou e auto-estima. Só quem não tem suficiente auto-estima comete suicídio (tenha milhões ou tostões).
Por estas e por outras, reforço:
Sem dúvida que não existe nada de mais valioso no mundo, que aquilo que o dinheiro não pode comprar.
Felizmente não alimento a minha estima com o que tenho e sim com o que sou.
Pobres dos que assim não são.

Posso viver alguns dias, até sem comida nenhuma mas sem saúde nenhuma, morro… Sem auto-estima nenhuma, mato-me.

3 comentários:

  1. A crise económico-financeira preocupa-me, é claro!...
    Mas nunca tanto, quanto a crise de Valores que está instalada "á séculos"
    nas sociedades, ditas modernas.
    :(

    ResponderEliminar
  2. Vou postar a imagem, o texto está muito bom é sem duvidas verdade e é preocupante o facto de uma grande taxa da populaçao estar a tornar-se maquinas inconstantes á procura de dinheiro, trabalhando horas a fios apra pagar contas, trabalhar um ano inteiro a fio das 7 as 8 ou 9 da noite para ir no fim do ano 2 semanas de ferias e poder pagar o carro a electricidade o computador xpto o telemovel xpto a bimbi as 4 televisoes os emprestimos que pediu etc etc etc, quando podia trabalhar das 9 as 6 com hora de almoço, ter uma casa, uma televisao, luz e alimento, amor dos filhos sempre que chega a casa saude e horas para dormir, e poder ir beber cafe se assim lhe apetecer e ir ver o mar em paz, é claro que nem sempre todas as familias conseguem isso mas os custos nao sao assim tao dificeis de reduzir e se a saude é projudicada para comprar saude (ou seja o trabalho é colocado em primeiro plano) e no entanto existe uma maior taxa de stress entao está a ser altamente prejudicado e de modo algum isso trara beneficios quere na area da saude como na familia e chegara aos 80 anos a perguntar o que realmente fez de importante? o que realmente leva consigo? pode escolher responder que viveu numa casa modesta com dois quartos uma salae casa de banho com 2 filhos fantasticos e todo o amor de amigos e familia pois esteve sempre ao seu lado sem graves problemas de saude porque muitos vem de problemas suscitados pelos maus habitos, ou pode escolher o contrario." Quantos milionários sucumbem a uma das muitas doenças existentes, sem que os seus milhões os consigam resgatar?
    Posso viver sem qualquer tipo de bens materiais mas não posso viver sem saúde, amor, amizade, e acima de tudo respeito por quem sou e auto-estima. Só quem não tem suficiente auto-estima comete suicídio (tenha milhões ou tostões).
    Por estas e por outras, reforço:
    Sem dúvida que não existe nada de mais valioso no mundo, que aquilo que o dinheiro não pode comprar." Beijinhos, catarina :)

    ResponderEliminar
  3. Muito obrigado pelo comentário, Catarina. Adorei.
    Nunca ninguém comentou de forma tão interessada, nenhum dos meus escritos. Fiquei muito feliz por saber que alguém(Tu) leu e "apreciou" algo que eu escrevi.
    És uma pessoa extraordinária, sabias?
    Beijinhos!
    :)

    ResponderEliminar